Banco do Nordeste financia irrigação por pivôs no Oeste baiano
O Banco do Nordeste (BNB) financiou a implantação de um projeto de irrigação com pivôs centrais para atividade irrigada no Oeste baiano no valor de R$ 122,5 milhões. O projeto, contratado pela empresa Agrothathi Ltda no fim de 2024, será realizado na fazenda Entre Rios, no município de Correntina, a 166 quilômetros de Barreiras.
Referência em projetos de inovação no agronegócio, a Agrothathi realizará os investimentos em cinco mil hectares de plantio das culturas de soja, milho e algodão. Com elevado nível tecnológico e eficiência na gestão, a empresa espera alcançar altos níveis de produtividade, que já são comuns entre os grandes produtores da região. A fazenda Entre Rios conta com mais de 20 mil hectares e receberá, além dos pivôs, poços de alta vazão, reservatórios e sistema de energia fotovoltaica.
De acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o extremo oeste da Bahia ultrapassou o noroeste de Minas Gerais, que liderava o ranking, como o maior polo de irrigação por pivôs centrais no Brasil. Com dados até outubro de 2024, o levantamento mostrou uma expansão de quase 300 mil hectares irrigados no país em relação à última análise, feita em 2022, pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Para o superintendente estadual da Bahia em exercício, Redson Mamona, a fronteira agrícola do Matopiba (como é chamada a região das divisas dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) já representa o que há de mais moderno em tecnologia e inovação para o agronegócio, e o Banco do Nordeste está atento a essas demandas. “O Matopiba é uma região pioneira na aplicação de alta tecnologia para o agronegócio e referência na produção nacional. O Banco do Nordeste, desde o início das produções no Oeste baiano, atua como agente indutor desse desenvolvimento, financiando uma agricultura cada vez mais inovadora e sustentável”, afirma.
Sobre a Agrothathi
A Agrothathi faz parte do conglomerado liderado por Chaim Zaher, antigo acionista e conselheiro da Faculdade Estácio e atual CEO do grupo educacional SEB (Sistema Educacional Brasileiro), reconhecido como um dos maiores grupos educacionais do mundo, com atuação em diversos países. Na área de educação, o grupo tem empresas de destaque no país como a escola Concept, a bilíngue Maple Bear, o Centro Universitário UNIDOMBOSCO, a Escola Paulista de Direito (EPD) e, mais recentemente, a Harven Agribusiness School, a primeira faculdade voltada ao agronegócio.
Criada em 2020 com propósitos inovadores, unindo tecnologia, sustentabilidade, boa governança e com foco no conceito ESG, a empresa busca a criação de uma nova cultura para o agronegócio. Entre os objetivos do grupo para o segmento do agronegócio está a integração das atividades agrícolas com as instituições de pesquisa e de ensino, difundindo as experiências inovadoras e sustentáveis.
De acordo com os sócios, a proposta consiste em expandir as atividades atuais da Fazenda Entre Rios para avicultura, suinocultura, bovinocultura de leite e piscicultura. Pensando na integração com a educação, os empresários pretendem instalar no futuro uma universidade, com cursos correlatos ao agronegócio, agregando teoria e prática.