Janeiro verde alerta para câncer de útero; doença pode ser evitada com exame preventivo e vacina contra o HPV, disponíveis em LEM
O janeiro verde é o mês de prevenção e conscientização contra o câncer de útero, terceira modalidade de tumor que mais afeta mulheres no país, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer. Apesar da grande incidência, pode ser evitado com exames anuais, a exemplo do Papanicolau (preventivo), que identifica lesões prévias que podem ser tratadas antes de evoluírem para um câncer. O preventivo está disponível nas unidades básicas de saúde de Luís Eduardo Magalhães.
A gerente de Atenção Básica do município, Maisa Margarete, explicou como funciona o serviço. “O ideal é que a paciente vá até a unidade de saúde mais próxima da sua casa e faça o agendamento. Em algumas unidades, o procedimento é por livre demanda. Na recepção, elas [as pacientes] são orientadas sobre o preparo correto para realização do exame”, disse.
O município também oferece a vacina contra o (HPV), para adolescentes de 9 a 14 anos de idade. A infecção pelo papilomavírus humano está diretamente ligada ao desenvolvimento desse tipo de câncer. A vacina está disponível nas unidades Ida Klein; Luis Gustavo Rosa; Moacir Marchezan; Mimoso I; Luis Yoshio Shirabe; Paulo Rodolfo; Jardim das Acácias; Vereda Tropical; Jardim das Oliveiras; Alessandra Hillmann; Antonio Carlos Faedo; Nair Idite; Oscar Doerner; Oswaldo Cruz e Conquista.