Mercado livre de energia: Neoenergia mostra as vantagens da migração no interior da Bahia
A mudança permite redução de até 35% na conta de energia; município conta com 262 unidades com potencial para migração
Luís Eduardo Magalhães (BA), 29 de janeiro de 2025 – O ambiente de contratação livre de energia (ACL) vem atraindo um número cada vez maior de consumidores no Brasil. Comprometida em oferecer as melhores condições para os clientes, a Neoenergia disponibiliza a empresas e a pessoas físicas a possibilidade de migração para este segmento, com fontes totalmente renováveis e redução nos gastos com energia de até 35%, o que representa uma economia de até quatro contas de luz por ano.
Para explicar os benefícios da mudança, a companhia, por meio de sua comercializadora, realizará evento presencial em Luís Eduardo Magalhães (BA), no próximo dia 30 de janeiro (veja detalhes abaixo). A Neoenergia disponibiliza um estudo gratuito sobre a viabilidade de migração. Os interessados podem levar suas faturas ao local para serem analisadas.
Um levantamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de 2024, feito com base em dados do ano anterior, revela que há, atualmente, 262 unidades consumidoras de energia no município com potencial de transferência para o mercado livre. Dentre os setores de atuação, destacam-se a produção de lavouras, a moagem e fabricação de alimentos para animais e o setor de serviços. Um relatório da Abraceel (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia) revela que, na Bahia, o mercado livre representa 38% de toda a comercialização de energia do estado.
Como funciona o mercado livre
Para que um cliente possa fazer a transição, a Neoenergia oferece uma consultoria especializada, analisando a viabilidade da troca. Esse estudo inclui a avalição das contas de luz dos últimos 12 meses, com o objetivo de checar o comportamento do consumo e a demanda por energia. A mudança é autorizada para clientes ligados em média e alta tensão, com pagamentos acima de R$ 5 mil mensais e uma demanda contratada mínima de 30 kW.
Serviço
Hotel Paranoá – Rua Xique-xique 771 QD-05 LT 15/16, Santa Cruz. Luis Eduardo Magalhães – atendimento das 9h às 18h.
Sobre a Neoenergia: Companhia de capital aberto com ações (NEOE3) negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Parte do grupo espanhol Iberdrola, a empresa atua no Brasil desde 1997, sendo atualmente uma das líderes do setor elétrico do país. Presente em 18 estados e no Distrito Federal, seus negócios estão divididos nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização. As suas distribuidoras, Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Brasília (DF) atendem a cerca de 16,5 milhões de clientes, o equivalente a cerca de 40 milhões de pessoas.
A Neoenergia possui 4,3 GW de capacidade instalada em geração, sendo 88% de energia renovável. Em transmissão, são 3,3 mil km de linhas em operação em lotes 100% entregues e 5,3 mil km em construção. Por meio do Instituto Neoenergia, fomenta ações socioambientais que contribuem para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa atua, sobretudo, pessoas mais vulneráveis, visando sempre pelo desenvolvimento sustentável. Como parte do compromisso para ampliar a participação da mulher na sociedade, a Neoenergia patrocina o Comitê Olímpico do Brasil (COB), beneficiando principalmente aquelas que representam o Time Brasil. Desde janeiro de 2021, integra a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão – que reúne companhias que possuem as melhores práticas de governança e sustentabilidade corporativa.