ABAPA ACOMPANHA A VISITA DO GOVERNADOR À AGROROSÁRIO 2025

Produtores reforçam a importância das parcerias para o desenvolvimento regional e o chefe do Executivo destacou o compromisso dos produtores com a sustentabilidade

A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) acompanhou, nesta quinta-feira (21), a visita do governador Jerônimo Rodrigues à AgroRosário 2025, em Correntina (BA). A feira, realizada pela Associação de Produtores Rurais da Chapada do Pratudão (APRUP), abre o calendário de eventos do agro do Oeste da Bahia, e foi também o cenário da primeira agenda oficial da nova diretoria da Associação com o chefe do Executivo baiano. Jerônimo Rodrigues permaneceu no evento durante quase todo o dia, em uma programação que colocou em pauta os grandes temas do agro no Oeste da Bahia e no Matopiba. A AgroRosário 2025 teve início no dia 20 e prossegue até o sábado, 22 de fevereiro.

Na oportunidade, a presidente da Abapa, Alessandra Zanotto Costa, destacou a importância da união e parceria entre produtores rurais, a iniciativa privada como um todo e os poderes públicos para impulsionar o desenvolvimento regional, garantindo celeridade de investimentos e processos em infraestrutura, logística e segurança jurídica. Ela deu como exemplo da força do agro a localidade de Rosário, distrito do município de Correntina.

“É impressionante como o Rosário dá conta de produzir cerca de 15% de toda a safra do Oeste da Bahia. Só de algodão, são aproximadamente 40 mil toneladas de pluma, 11% da produção total do estado. Rosário não é onde a Bahia termina, mas onde ela começa, porque, por sua localização estratégica, é um portal para o nosso estado e para todo o Nordeste do Brasil”, ressaltou Alessandra. “Já avançamos muito nas estradas, mas precisamos ir além, garantir que a infraestrutura e a oferta de energia acompanhem o ritmo do agro, porque o agro não para”, pontuou.

O governador Jerônimo Rodrigues reforçou o compromisso do Estado com o desenvolvimento da região e elogiou o profissionalismo do setor. “O que vocês fazem aqui com responsabilidade ambiental, gestão eficiente da água e qualificação da mão de obra é uma maturidade sem tamanho. A sociedade compreende isso, e nós, como governo, temos o dever de apoiar esse desenvolvimento”, declarou Rodrigues.

Anúncios e inaugurações

A presença do governador no evento, que reúne produtores, empresas e especialistas do setor, foi marcada por anúncios e inaugurações importantes para a infraestrutura da região. Foram entregues a ponte sobre o Rio Pratudão, construída em parceria entre o Governo do Estado, a Associação de Produtores Rurais da Chapada do Pratudão (APRUP), juntamente com o Prodeagro.

Na ocasião, também foi dada a largada para a inclusão de mais um trecho no projeto Patrulha Mecanizada, a chamada Linha Branca, de 86 quilômetros, dos quais 55 quilômetros com recursos aportados pelo Prodeagro. Ainda em relação às estradas, Jerônimo Rodrigues anunciou a pavimentação da BA-592, conhecida como “Estrada da Produção”. Também foi inaugurado o prédio do Pelotão da Polícia Militar em Rosário, uma obra do Governo com a prefeitura de Correntina e o Prodeagro.

Segundo a presidente da Abapa, as definições e entregas anunciadas durante a feira são essenciais para que o algodão da Bahia, segundo maior produtor do Brasil, continue crescendo com eficiência e sustentabilidade. “A Bahia já é referência na cotonicultura brasileira, e nossa produção tem um impacto direto na economia do estado e do país. Precisamos seguir avançando, com logística eficiente, energia confiável e incentivos para que mais empresas do setor se instalem aqui”, conclui Alessandra.

Alessandra reconheceu ainda o papel da APRUP e de seus líderes na organização da feira e no fortalecimento da agricultura regional. “A AgroRosário é um reflexo da força do produtor rural e do compromisso com o desenvolvimento do setor. Harald Kudies e toda a equipe da APRUP fazem um trabalho excepcional para unir esforços e criar soluções concretas para os desafios do campo”, destacou.

Durante a solenidade, o presidente da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Moisés Schmidt, afirmou que o diálogo entre governo e setor produtivo tem permitido avanços importantes. “A presença do governador hoje demonstra o compromisso do Estado com o crescimento da nossa região. Projetos como o Patrulha Mecanizada, que já recuperou mais de 300 km de estradas vicinais, são fundamentais para o desenvolvimento local, gerando oportunidades e melhorando a qualidade de vida”, reforçou.

Sobre a AgroRosário

A AgroRosário é uma evolução do dia de campo que a empresa J&H Sementes promovia, desde 2008. Em 2013, ele ganhou corpo e virou uma instituição à parte. Desde então, algumas das mais importantes empresas globais de insumos agrícolas, em máquinas, implementos, defensivos e fertilizantes marcam presença na mostra.

A AgroRosário chega à sua 12ª edição como um dos eventos mais importantes do agronegócio no Matopiba. Realizada em Rosário, distrito de Correntina (BA), reunindo produtores, empresas, pesquisadores e especialistas para discutir desafios, compartilhar conhecimento e apresentar inovações tecnológicas para o setor.

1.02.2025

Imprensa Abapa

Catarina Guedes – Assessora de Imprensa

(71) 98881-8064

Monise Centurion – Jornalista Assistente

(17) 99611-8019

Simone Seara – Jornalista Assistente

(71) 99197-9756

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *