CONTROLE SUSTENTÁVEL DA SPODOPTERA É DEBATIDO NO PRIMEIRO DA DO AGRO ROSÁRIO

A conexão entre pesquisa, tecnologia e campo foi o principal tema da reunião promovida no estande da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) no primeiro dia da Agro Rosário, em 20 de fevereiro, em Correntina (BA). O encontro contou com a participação de um time de especialistas em um projeto executado pela Abapa, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Federal Goiano, a SLC Agrícola e empresas de consultoria especializada, para discutir estratégias de controle e manejo sustentável de tecnologias Bt no sistema agrícola para combater a Spodoptera frugiperda. Essa praga, uma das ameaças à cotonicultura, alimenta-se de folhas, botões florais e, principalmente, das maçãs em formação, prejudicando o desenvolvimento da pluma.
“O projeto discutido nesta quinta-feira visa otimizar e assegurar a sustentabilidade do controle de Spodoptera frugiperda na cultura do algodoeiro, por meio do desenvolvimento de pesquisas inovadoras”, explicou Antonio Carlos Araújo, gerente do Programa Fitossanitário da Abapa.
O professor Paulo Degrande, engenheiro agrônomo e consultor de entomologia, destacou que o plano de trabalho tem como objetivo identificar as tecnologias biológicas, químicas e de transgenia mais eficientes para o controle da lagarta Spodoptera na lavoura. “Além disso, um subprojeto será dedicado ao controle de qualidade dos produtos utilizados no controle biológico desta praga, com o intuito de apoiar as decisões dos produtores no Oeste da Bahia”, afirmou.
O pesquisador da Embrapa Algodão, José Miranda, destacou a importância de fortalecer práticas sustentáveis para o controle da lagarta. “O manejo integrado de pragas (MIP) é essencial para minimizar os impactos da praga e garantir a produtividade da cultura”, afirmou. Já o professor e pesquisador entomologista Luciano Nogueira, do Instituto Federal Goiano – Campus Posse, reforçou que o monitoramento contínuo é fundamental. “Nosso objetivo é validar alternativas eficazes para apoiar os produtores na escolha das melhores estratégias de controle”, explicou.
Integram ainda o grupo de trabalho Carlos Freitas, entomologista da SLC Agrícola, Daniel Sosa-Gomez, pesquisador da Embrapa Soja, e o engenheiro agrônomo Émerson Cappellesso, da empresa Círculo Verde Pesquisas.
Mais próximos
Durante a Agro Rosário, a Abapa e a Aiba transferiram suas atividades institucionais para um estande exclusivo na feira, com o objetivo de oferecer suporte e atendimento aos produtores e associados da região. No espaço, estão sendo realizadas agendas estratégicas, reunindo autoridades e representantes do setor para discutir pautas essenciais para o desenvolvimento do agronegócio.
Além disso, a Aiba promoverá uma ação especial para dar visibilidade à 19ª edição da Bahia Farm Show, maior feira de tecnologia agrícola e negócios do Norte e Nordeste, marcada para acontecer entre os dias 9 e 14 de junho, em Luís Eduardo Magalhães. Durante o evento, uma mobilização com adesivaço reforçará a importância da feira no calendário do agronegócio brasileiro.
Nesta sexta-feira, 21 de fevereiro, está prevista a presença do governador Jerônimo Rodrigues, ao lado do presidente em exercício, Geraldo Alckmin, na feira. A Agro Rosário termina no dia 22 de fevereiro, seguindo como um espaço para troca de conhecimento, conexão entre os elos do setor e fortalecimento da produção agrícola no oeste baiano.
21.02.2025
Imprensa Abapa
Catarina Guedes – Assessora de Imprensa
(71) 98881-8064
Monise Centurion – Jornalista Assistente
(17) 99611-8019
Simone Seara – Jornalista Assistente
(71) 99197-9756