PRESIDENTE DA FIEB PARTICIPA DE ENCONTROS COM EMPRESÁRIOS E REPRESENTANTES DO SETOR PRODUTIVO EM LUÍS EDUARDO MAGALHÃES

O segundo evento Agenda Estratégica da Indústria 2025 – Região Oeste aconteceu em LEM, nesta sexta-feira (21), onde empresários e representantes de associações produtivas puderam conhecer o portfólio de serviços do Sistema FIEB e apresentar demandas do setor industrial. O presidente da FIEB e executivos também participaram de reuniões e visitas, além da posse do novo presidente da Associação das empresas do Centro Industrial do Cerrado de LEM – Aciclem.
A Agenda Estratégica da Indústria aconteceu no auditório da Mauricéa, situado no Centro Industrial do Cerrado. Na ocasião, Carlos Henrique Passos ressaltou a importância da aproximação e da participação dos empresários na busca para a solução de problemas comuns. “Aqui, a indústria de transformação e a agroindústria apresentam demandas que se unem. Podemos unir forças para ampliar nossa capacidade de enfrentamento”, disse.
Participaram do encontro o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, o secretário de Sustentabilidade de LEM, Kenni Henke, representantes da Aciclem, a gerente administrativo-financeira da Mauricéia em LEM, Mércia Farias, o ex-prefeito da cidade, Oziel Oliveira, além de empresários e representantes de entidades ligadas ao setor.
Josias Cruz, novo presidente da Aciclem, enfatizou a importância da presença do Sistema FIEB na região, “Está aqui para nos apoiar com tecnologia, serviços e educação. Queremos fazer aqui um centro de treinamento do SENAI para podermos aperfeiçoar nosso pessoal e sermos mais eficientes”, afirmou.
O presidente da FIEB também lançou a Feira da Indústria – INDEX, evento multissetorial do setor que vai acontecer entre 27 e 29 de agosto, em Salvador, com o objetivo de apresentar a produção baiana e gerar negócios. “Será uma grande oportunidade para a indústria mostrar o que faz, conhecer parceiros e fazer novas conexões”, apontou.
Encontro Agroindustrial – À tarde, o presidente Carlos Henrique Passos e os executivos do Sistema FIEB visitaram a futura sede de Centro de Tratamento de Fibras da Abapa e participaram, no prédio da Associação de Agricultores e Irrigantes – Aiba, no complexo da Bahia Farm Show, do Encontro Agroindustrial.
Na ocasião foram assinados termos de intençõescom a Aiba e de um termo de cooperação de inovação com a Abapa, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do setor agroindustrial com qualificação de mão de obra e tecnologia. O evento contou com a participação do Presidente da Aiba, Moisés Schmidt, e diretor executivo da Abapa, Gustavo Prado.
No sábado (22), a comitiva da FIEB visitou a ABA Escola de Aviação Civil, em Barreiras, onde funciona a maior empresa de mecânica de aviação da Bahia. Na ocasião, o presidente Carlos Henrique assinou protocolo de intenções para desenvolvimento de parcerias e cooperação técnica.
Investimentos – O Sistema FIEB está fazendo um investimento total nas obras de ampliação das instalações em Barreiras e LEM de R$ 22,1 mi. A unidade integrada de LEM será ampliada e receberá melhorias. A área construída passará de 5.686,18m² para 7.742,04m², com reforma da biblioteca, nova fachada, e mais vagas de estacionamento. A Escola SESI passará a ter 4 salas temáticas, 10 salas de aula e 4 laboratórios.
Luís Eduardo Magalhães ganhará um novo prédio do SENAI até 2027. A obra permitirá ampliar a estrutura da unidade e melhor atender aos projetos do Agro e das novas indústrias do segmento químico que estão se instalando na região (Impasa e Farol). O projeto está em fase de aprovação e a ideia é de que as obras sejam iniciadas ainda em 2025.