MISSÃO EUROPA: ABAPA DESTACA IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO SOBRE O ALGODÃO BRASILEIRO NO CONTINENTE EUROPEU

Terminou, nesta sexta-feira (25), a agenda da comitiva do algodão brasileiro em Londres e Bruxelas, sede da União Europeia, como parte da Missão Europa, do programa Cotton Brazil. A presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Alessandra Zanotto Costa, integrou a delegação e avaliou a missão como positiva e desafiadora, e diz que a meta é envidar esforços para fortalecer a comunicação com o continente europeu, a fim de ampliar o entendimento sobre a realidade da cotonicultura brasileira. O roadshow, iniciado em 22 de abril, foi promovido pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), por meio do programa de promoção da fibra no mercado externo, Cotton Brazil — uma iniciativa conjunta da Abrapa, da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea) e da ApexBrasil.

Alessandra avaliou a missão como “positiva e desafiadora” e ressaltou a urgência em reforçar o entendimento sobre a realidade da cotonicultura nacional no cenário europeu. “Precisamos estar cada vez mais presentes na Europa para falar e mostrar evidências de como se dá a produção de algodão no Brasil, em seus aspectos socioambientais, nos quais fazemos muito, mas nem sempre comunicamos efetivamente e, por isso, somos cobrados. O fato de o Brasil, hoje, ocupar a liderança global de exportações nos coloca ainda mais em exposição e demanda esforços ainda maiores na construção de uma narrativa, para o embasamento da qual temos dados mensuráveis. Isso passa pelo estreitamento do relacionamento com as marcas varejistas”, afirmou.


“É fundamental garantir que a leitura correta da nossa produção chegue ao consumidor final — que é quem realmente decide o que será comprado. Precisamos despertar o desejo de consumo pelo nosso algodão. Assim, conseguimos movimentar toda a cadeia produtiva — de frente para trás, do ponto de venda até o campo — com mais força e propósito”, completou a presidente da Abapa.

Alianças institucionais e estratégias

Em Londres, a comitiva foi recebida pelo embaixador Antonio de Aguiar Patriota, que manifestou apoio à promoção internacional do algodão brasileiro. Em Bruxelas, os debates se concentraram nas novas regulamentações ambientais da União Europeia, como a Estratégia Têxtil, a Diretriz de Declarações Verdes e o Regulamento contra o Desmatamento (EUDR), além da campanha Make the Label Count, que busca critérios mais justos para a rotulagem de sustentabilidade. A agenda incluiu reunião com a Better Cotton, com a presença do diretor executivo Alan McClay, da diretora de operações Lena Staafgard, da diretora sênior Eva Benavidez Clayton e do copresidente do conselho da BC e diretor da Louis Dreyfus Cotton, Bill Ballenden. Também participou Elodie Gilart, da Marks & Spencer, que integra a diretoria da organização. A delegação brasileira ainda esteve com representantes da DG INTPA e da unidade de Têxteis da DG Grow, visitou o European Environment Bureau (EEB) e dialogou com adidos agrícolas de países como Argentina, Turquia, Nova Zelândia e Austrália.

 24.04.2025

Imprensa ABAPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *