Ocorrências provocadas por colisões de veículos em postes na Bahia cresceu 20% em 2024
Mais de 810 mil baianos tiveram o fornecimento de energia suspenso por algum período devido a imprudência no trânsito
A Neoenergia Coelba registrou 1.389 ocorrências relacionadas a colisões de veículos em postes na Bahia em 2024. O número é cerca de 20% superior quando comparado a 2023. Por causa das colisões, aproximadamente 820 mil pessoas tiveram o fornecimento de energia suspenso por algum período devido a estas situações.
As colisões causam um grande transtorno ao sistema de fornecimento de energia pois, na maioria dos casos, acontecem em áreas de grande movimentação como avenidas importantes. Além da quebra dos postes, as colisões podem provocar o rompimento de cabos, o que prejudica ainda mais a população por causa da interrupção no fornecimento de energia. A instalação de um novo poste e da nova fiação, quando necessária, é um serviço complexo e que demanda tempo e esforço das equipes técnicas.
Dependendo da gravidade da ocorrência, as equipes de campo precisam também aguardar a realização dos trabalhos da perícia policial para poder então iniciar o trabalho de manutenção. Dada a importância do tema, a Neoenergia Coelba enfatiza os cuidados que devem ser tomados durante um acidente com poste de energia.
A principal orientação de segurança em casos de colisão é que, se cabos forem partidos e caírem sobre o automóvel, é importante que as pessoas permaneçam no interior do veículo, sem tocar nas partes metálicas, até o atendimento por parte das equipes da distribuidora. As pessoas não devem se aproximar do local da colisão. Nestes casos, acione imediatamente a Neoenergia Coelba por meio do teleatendimento gratuito 116 que a distribuidora irá enviar uma equipe ao local de imediato e adotar as medidas cabíveis. O Corpo de Bombeiros (193) também deve ser acionado.
Além do risco à segurança, os responsáveis pelos acidentes devem arcar com os danos causados. Em média, a substituição de um poste tem um custo de R$ 6.600.
A maior prevenção, porém, vem da conscientização do motorista e na adoção da direção defensiva para evitar acidentes. Seguir as leis e regras do trânsito, respeitar os limites de velocidade, atentar à sinalização e não ingerir bebida alcoólica ao dirigir são algumas das orientações dos principais órgãos relacionados ao assunto.