PRIMEIRA EDIÇÃO DO OPERA LEM VAI CONTEMPLAR CERCA DE 60 PACIENTES JÁ REGULADOS, COM CIRURGIAS DE AMÍGDALAS E ADENOIDE
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará nos dias 11, 12 e 13 de abril, a primeira edição do programa Opera LEM, com foco em cirurgias de amígdalas e adenoide. Cerca de 60 pacientes, em sua maioria crianças, serão beneficiados nesta primeira fase, com procedimentos realizados no Hospital Municipal Miriam Borges.
Essa edição marca o início de uma série de ações planejadas para reduzir a fila de espera por cirurgias eletivas no município. Os pacientes contemplados já estavam cadastrados no setor de regulação da Secretaria Municipal de Saúde e aguardavam a realização dos procedimentos.
A escolha da especialidade de otorrinolaringologia para esta etapa inicial leva em consideração o período do outono/inverno, quando há um aumento significativo nas infecções virais e bacterianas, como amigdalites, sinusites e otites, especialmente entre crianças.
Indicação médica
Os procedimentos têm indicações bem definidas, como explicou a médica otorrinolaringologista, Dra. Larissa Binoti:
“Infecções recorrentes, como amigdalites de repetição, aumento excessivo das amígdalas/adenoides que dificultam a respiração, deglutição ou até a fala, além de prejuízos na audição. A cirurgia também é indicada em casos de apneia do sono, ronco severo ou infecções que não respondem ao tratamento clínico. A realização do procedimento contribui significativamente para a melhoria da qualidade de vida, reduzindo infecções e o uso de antibióticos”, destacou.
Atendimento acolhedor
O secretário municipal de Saúde, Dr. Pedro Henrique Ribeiro, ressaltou a importância do Opera LEM para o município:
“Temos uma excelente expectativa para a primeira edição do programa. Nossa equipe cirúrgica está 100% preparada para oferecer o melhor atendimento. Além disso, preparamos uma recepção especial no hospital, principalmente para as crianças, tornando esse momento mais acolhedor e tranquilo para elas e suas famílias”, afirmou.
As cirurgias serão realizadas no decorrer dos dias 11,12 e 13, com internamento dos pacientes a partir das 6h, e toda a equipe da unidade estará mobilizada para garantir um atendimento humanizado e seguro.